Como consultar

A consulta obedece a um padrão básico para todas as pesquisas do Portal onde, a partir de uma determinada escolha no menu de opções, você pode optar por obter a informação em diversos níveis. No caso da despesa, por exemplo, o filtro de busca pode ser por ano, por período, por poder (Executivo, Legislativo, Judiciário); podendo ainda ser detalhado por grupo, elemento, subelemento, função, programa, ação e credor.  Se você precisar de mais detalhes, pode, ainda, refinar mais essa informação, abrindo a pesquisa sobre as três fases do gasto: empenho, liquidação e pagamento.

O Portal da Transparência dispõe, basicamente, de seis tipos de consultas: Despesas, Receitas, Repasse a Municípios, Diarias, Pessoal e Prestação de Contas, sendo que as Despesas estão divididas em Gastos Diretos e Transferências a Municípios.

Despesas
Por essa consulta, você pode obter informações sobre como são realizados os gastos diretos do Governo Estadual em compras ou contratação de obras e serviços. A pesquisa pode ser feita por Poder ou por tipo de despesa, como diárias, material de expediente, compra de equipamentos e obras e serviços, por favorecido.

Repasse a Municípios
Esta consulta permite que o cidadão confira como é feita a transferência do dinheiro público estadual a municípios.

Receitas
Aqui são informados os recursos financeiros que o Estado arrecada, em sua maioria sob a forma de impostos pagos pela sociedade e que são utilizados para atender os gastos com serviços, obras, compras e salários dos servidores.

Pessoal
No que diz respeito ao quadro de pessoal, serão detalhadas informações como nome do servidor, orgão de lotação e situação funcional.